Curso de Extensão de 22/03 a 30/03

A Diretoria de Acessibilidade (DACES) e a Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU), por meio da Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (COREDES), convidam a comunidade da UnB para participar do Curso de Extensão “Saúde, Direitos e o Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado para fins de aposentadoria da pessoa com deficiência (IFBrA)”.

O curso será realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de março, com carga horária total de 20 horas (16 horas síncronas e 4 horas assíncronas) - Microsoft Teams.

Público-alvo Interno: Assistentes Sociais, Médicos, Discentes (formandos - últimos 2 semestres) dos cursos de Serviço Social e Medicina da UnB e servidores do Decanato de Assuntos Comunitários(DAC).

Público-alvo Externo: Assistentes Sociais e Médicos do Instituto Federal de Brasília - IFB.

Instrutores do curso:

Wederson Rufino dos Santos

Assistente social do INSS desde 2012, mestre em Política Social na (UnB) e doutor em Sociologia (UnB). É professor universitário para os cursos de Serviço Social e Psicologia e já foi Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal (2015-2017).

Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela

Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2001, concluiu residência em Medicina Preventiva e Social com área de concentração em Saúde e Trabalho no Hospital das Clínicas da UFMG em 2003 e Mestrado em Saúde Coletiva/Saúde e Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente é Auditora fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, trabalha nos grupos de fiscalização da Inclusão de Pessoas com Deficiência/Reabilitadas e de Saúde e Segurança do Trabalho. Professora de cursos de pós-graduação em várias escolas, nas áreas de Ergonomia e Saúde e Segurança; Integrante do Grupo Interministerial para criação do Sistema de avaliação e valorização das deficiências e do grupo de elaboração do Índice de Funcionalidade Brasileiro IF-Br desde 2008 e de grupo técnico de validação do IF-BrM; Integrante do grupo de Elaboração da parte de Saúde e Segurança do E-social.

O curso visa capacitar discentes e profissionais do Serviço Social e da Medicina para aplicação do Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado para fins de aposentadoria da pessoa com deficiência(IFBrA).

• Apresentar o arcabouço teórico sobre a questão da deficiência.
  • Orientar sobre o escopo normativo e legal que dispõem sobre os direitos das pessoas com deficiência;
  • Instrumentalizar os/as discentes e profissionais do Serviço Social e da Medicina para aplicação do Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado para fins de aposentadoria da pessoa com deficiência(IFBrA).

Link para inscrição