Instruções para participação e inscrição no Programa de Tutoria Espacial 2º semestre de 2021

Vídeo da notícia com áudio descrição e libras

 

Período de solicitação: 10 de dezembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022.

 

O Programa de Tutoria Especial – PTE, instituído pela Resolução CEPE nº 10/2007, tem o objetivo de oferecer apoio acadêmico a estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas regularmente matriculados na UnB e cadastrados junto à Diretoria de Acessibilidade – DACES/DAC.

A Tutoria Especial pode ser realizada em duas modalidades:
  • Tutoria Especial Voluntária.
  • Tutoria Especial Remunerada: pagamento em parcela única ao final do semestre no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais).

Ambas modalidades conferem ao estudante tutor dois créditos no histórico escolar, que são registrados após a finalização das atividades de tutoria do semestre.

 

INSTRUÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO NO PTE


Antes de pleitear um tutor, o estudante deve seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Estar cadastrado na DACES/DAC (Tutorial sobre como solicitar cadastro na DACES);
  • Passo 2: Ter realizado matrícula nas disciplinas e verificar a necessidade de tutor;
  • Passo 3: Procurar entre os colegas de curso, ou por indicação do docente, tutor que cumpra os requisitos previstos na Resolução CEPE nº 10/2007, Art.17:

I. estudantes regularmente matriculados em disciplina de graduação ou de pós-graduação da Unidade Acadêmica em que houver estudantes com necessidades educacionais especiais e que necessitem de apoio especial; 

II. estudantes não-matriculados na disciplina em que se encontra um estudante com necessidades educacionais especiais, desde que já tenham cursado a referida disciplina com aprovação;

III. estudantes não-matriculados na disciplina em que se encontra um estudante com necessidades educacionais especiais, desde que já tenham cursado a referida disciplina com aprovação;

IV. estudante que não tenha nenhuma reprovação no semestre anterior em disciplinas obrigatórias do seu curso.

Parágrafo único. Nos apoios a estudante em disciplina de final de curso ou de pós-graduação, o candidato a Tutor Especial deve ter, no mínimo, 50% dos créditos do seu curso concluídos, e não ter reprovação no semestre anterior em disciplinas obrigatórias.

Observação: o estudante candidato a tutor só poderá ser tutor em uma disciplina por semestre (Art. 26 § 2º da Resolução CEPE nº 10/2007.

A DACES informará por e-mail, sobre o deferimento ou não da solicitação de tutoria em um prazo de até 15 dias úteis.


Após o deferimento da tutoria, a DACES/DAC entrará em contato com os tutores para coleta de informações cadastrais (tais como CPF, dados bancários, dentre outros) e assinatura do Termo de Compromisso. 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Considera-se Tutorado - estudante cadastrado na Diretoria de Acessibilidade - DACES que está solicitando um (ou mais) tutor(es) para a(s) disciplina(s) cursada(s).

 

Considera-se Tutor - estudante que está se candidatando a fornecer apoio acadêmico ao estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas (tutorado) através do Programa de Tutoria.

  1. Os tutores deverão passar por uma formação promovida pela equipe da Diretoria de Acessibilidade com o intuito de instruir, orientar e esclarecer eventuais dúvidas sobre a atuação do tutor no Programa de Tutoria Especial – PTE. O calendário de formação será divulgado após o deferimento das inscrições.
  2. Caso haja desistência por parte do tutor ou tutorado será necessário enviar e-mail com justificativa à DACES para que possamos solicitar os procedimentos de exclusão no sistema. Ressaltamos que, caso haja trancamento de disciplina de uma das partes, a tutoria será tornada sem efeito.
  3. Para a tutoria remunerada só serão aceitas contas correntes.

Os tutores terão apoio da DACES/DAC de forma a acompanhar o desenvolvimento das atividades de tutoria, e poderão recorrer a esta com o intuito de instruir, orientar e esclarecer eventuais dúvidas sobre a atuação do tutor no Programa de Tutoria Especial – PTE.

 

 A equipe da Diretoria de Acessibilidade – DACES encontra-se sempre à disposição para prestar maiores esclarecimentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..