Programa de Tutoria Especial (2021/1)

As inscrições do Programa para o semestre de 2021.1 foram encerradas, aqui estão alguns links úteis sobre retificações e aprovados:

O Programa de Tutoria Especial – PTE tem o objetivo de promover apoio acadêmico a estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas (tutorado) regularmente matriculados na UnB e atendidos pela Diretoria de Acessibilidade – DACES, por meio da interação com outros estudantes (tutores) de forma conjunta com o acompanhamento do professor da disciplina e da equipe técnica da DACES.

Esse Programa é regulamentado pela Resolução CEPE 10/2007 e, em seu art. 4°, define que a Tutoria Especial pode ser realizada em duas modalidades: Tutoria Especial Voluntária (não remunerada) e Tutoria Especial Remunerada (por meio da concessão de bolsa de tutoria), ambas as modalidades conferem dois créditos ao estudante tutor que são registrados após a finalização das atividades de tutoria do semestre.

No contexto de ensino remoto, havendo dificuldade em estabelecer o vínculo com algum colega de turma, recomendamos que o discente estabeleça contato (envio de mensagem ou e-mail) com os professores das disciplinas e coordenadores de curso para que possam realizar a indicação de estudante para participar dessa atividade.

Seguem as principais informações e instruções para participação no Programa de Tutoria Especial:

• Período de solicitação (preenchimento e envio dos formulários): 28 de junho a 23 de julho de 2021.
  • Instruções para solicitar inscrição:

Tutorado - estudante cadastrado na Diretoria de Acessibilidade - DACES que está solicitando um (ou mais) tutor(es) para a(s) disciplina(s) cursada(s):
- Preencher e enviar o formulário online de inscrição do Tutorado.

Tutor - estudante que está se candidatando a fornecer apoio acadêmico ao estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas (tutorado) através do Programa de Tutoria:
- Preencher e enviar o formulário online de inscrição e entrevista para atuar como tutor.

• Critérios a serem preenchidos para ser tutor:
  • estar cursando ou já ter cursado a disciplina na qual deseja ser tutor;
  • não ter reprovação em disciplina obrigatória no semestre anterior;
  • não estar matriculado no número máximo de créditos do curso;
  • não exercer atividade de monitoria (voluntária ou remunerada).

Observação: o estudante candidato a tutor só poderá ser tutor em uma disciplina por semestre.

Após o envio dos formulários preenchidos (um pelo tutorado e um pelo tutor), nossa equipe verificará as informações e divulgará, ao final do processo de inscrição, a lista de tutores aceitos para o programa no site institucional (http://acessibilidade.unb.br/).

Os tutores deverão passar por uma formação promovida pela equipe da Diretoria de Acessibilidade com o intuito de instruir, orientar e esclarecer eventuais dúvidas sobre a atuação do tutor no Programa de Tutoria Especial – PTE.

Ao tutor(a) que finalizar a tutoria serão integralizados 2 créditos ao seu histórico acadêmico como componentes eletivos. De acordo com a disponibilidade orçamentária, os candidatos à tutoria que não recebem bolsas cuja a UNB/FUB seja fonte pagadora poderão manifestar interesse em participar do PTE na modalidade remunerada. Caso o número de bolsas seja menor do que o número de inscritos para essa modalidade, haverá seleção, conforme Art. 25 da Resolução CEPE 10/2007. A bolsa será em parcela única, no valor de R$ 450,00, paga após a finalização do semestre.

Caso haja desistência por parte do tutor ou tutorado será necessário enviar e-mail com justificativa à DACES para que possamos solicitar os procedimentos de exclusão no sistema. Ressaltamos que, caso haja trancamento de disciplina de uma das partes, a tutoria será tornada sem efeito.

Ao longo do semestre enviaremos, também, um e-mail a fim de verificar o acompanhamento das atividades de tutoria e se o tutor e/ou tutorado estão precisando de algum apoio e/ou instrução.

Segue o cronograma de atividades do Programa de Tutoria Especial para 1/2021:

• Etapa 1 – Inscrições dos estudantes cadastrados na DACES, pelo formulário: 28 de junho a 23 de julho de 2021.
  • Etapa 2 – Inscrições dos discentes interessados em atuar como tutores, pelo formulário: 28 de junho a 23 de julho de 2021.
  • Etapa 3 – Período de avaliação das inscrições pela equipe DACES: 26 a 29 de julho de 2021.
  • Etapa 4 – Divulgação da relação dos tutores aprovados: 30 de julho de 2021.
  • Etapa 5 – Participação dos tutores em atividade de formação promovida pela DACES/DAC (obrigatório): meio período entre os dias 2 e 6 de agosto de 2021 (datas e horários das turmas serão divulgadas juntamente com a relação de tutores aprovados).
  • Etapa 6 – Desenvolvimento das atividades de tutoria junto ao tutorado: 19 de julho a 06 de novembro de 2021.
  • Etapa 7 – Envio de relatório parcial de atividades, por meio de preenchimento de formulário a ser enviado pela DACES: 01 de outubro de 2021.
  • Etapa 8 – Envio de relatório final de atividades, por meio de preenchimento de formulário a ser enviado pela DACES: 12 de novembro de 2021.

A equipe da Diretoria de Acessibilidade – DACES encontra-se sempre à disposição para prestar maiores esclarecimentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Equipe DACES/DAC