Depoimentos de Tutores 2/2022 

Acredito que foi uma experiência diferente das quais eu já tinha no meu currículo. Fazer parte do programa de tutoria me fez sentir mais próxima da UnB. Isso me incentivou muito a participar de projetos de extensão e de outras atividades extracurriculares. Eu ingressei na faculdade em 2020 e quando voltou presencial, eu não tinha sentido que a UnB seria como uma casa pra mim, mas depois desse programa eu me senti mais perto tanto dos professores e coordenadores quanto dos colegas do departamento. Agradeço muito por essa oportunidade! 

-Tutora do curso de Artes Visuais 

 

“Houve muitas conquistas e superações de desafios entre mim e minha tutorada. Aprendemos a lidar com as diferenças e as dificuldades e identificamos o melhor método para nós dois e com isso evoluímos muito juntos.” 

-Tutor do curso de Medicina 

 

“Houve muitas conquistas. Com nosso trabalho junto ela conseguiu ser aprovada com SS no TCC, participar do programa me ajudou muito a ter esse contato mais empático e cuidadoso com as pessoas e também me mostrou como funciona a metodologia de um TCC (banca e etc).” 

-Tutor do curso de Saúde Coletiva/FCE 

 

“Eu pude ter um acesso mais direto em relação às demandas de acessibilidade na UnB. Assim, eu debati com muitas pessoas em relação ao tema e pude participar de outros projetos envolvendo a UnB e a Diretoria de Acessibilidade. E tive outros colegas que não sabiam da PTA e se interessaram em saber mais do trabalho desenvolvido.” 

-Tutora do curso de Direito 

 

“Consegui sair da minha zona de conforto e apoiar uma pessoa que precisava apenas de um pouco de organização e alguém ali lembrando dos prazos de suas respectivas matérias. Participar deste programa, contribuiu ainda mais para a minha formação na área da saúde, pois consegui trabalhar ainda mais o meu olhar humano, me sensibilizar mais e tratar minha tutorada da forma que eu gostaria de ser tratado e ensinado. Coloquei todo o carinho e amor que coloco em meus pacientes que atendo no HUB para ela, sendo que pra ela foi livros, exercícios e metas, diferente do hospital (risos). Também gostei muito do rápido acesso a respostas para minhas dúvidas. Acionava no privado do Teams a equipe da tutoria, e sempre tive respostas rápidas, as quais eram sempre úteis. Contribuiu grandemente, agora tenho experiência em apoiar outro estudante a estudar e progredir em seus estudos, e foi uma baita experiência, fora que é uma forma de fazer amizades, conhecer outros cursos e de aprender como outra pessoa pensa/ver o mundo e então, você se adequar e começar a agregar tal visão ao seu mundo.” 

-Tutor do curso de Fisioterapia/FCE 

 

“A ******, como tutorada e amiga, sempre foi muito independente academicamente, no entanto, suas dificuldades eram motoras e de locomoção, e eu sempre a apoiei com isso. Essas foram as adaptações. Próximo semestre ela terá de fazer o TCC e me pediu ajuda com a transcrição, e aí mudaremos a forma de trabalharmos juntos.” 

-Tutor do curso de Letras - Língua Portuguesa e respectiva Literatura 

 

“O PTA contribui imensamente para a minha formação pessoal e profissional. Nessa edição do programa, tive contato com um tutorado diferente, com outras demandas, o que me fez sair da minha zona de conforto. Dentro das nossas limitações, conseguimos desenvolver bem as nossas atividades.” 

-Tutora do curso de Medicina 

 

“Foi uma experiência muito enriquecedora pra mim, pude ver de perto como a DACES atua dentro da Universidade, me tornei ciente dos direitos que os alunos PCD possuem dentro da instituição e vi a importância de fazer mudanças, às vezes pequenas mudanças, para que o aluno tenha acesso ao conteúdo passado dentro da sala de aula. A PTA me permitiu me organizar melhor quanto a horários e entrega de avaliações porquê de certa forma, você passa a ser responsável pelas datas de entrega do tutorado também. O PTA me permitiu ter uma visão prática de como articular atitudes que permitem a realização da educação inclusiva.” 

-Tutora do curso de Letras - Língua Portuguesa e respectiva Literatura 

 

“Sinto que foi importante na minha formação pra que eu compreendesse melhor o quão complexo é para neurodivergentes a maneira que a universidade e o ensino público estão estruturados.” 

-Tutora do curso de Geologia 

 

“A participação no programa nos proporciona a oportunidade de compreensão voltada para uma visão ecossistêmica do processo de acesso e inclusão dos discentes, juntamente a um entrelaçamento das ações da Universidade para tornar estas dificuldades menos apreensivas num contexto de democratização do ensino público no Brasil.” 

-Tutor do curso de Gestão do Agronegócio/FUP 

 

“Atuar como tutor me ajudou muito na minha formação, já estou participando há uns 2 anos e acredito que esse trabalho é imprescindível para permanência dos alunos na graduação.” 

-Tutora do curso de Medicina Veterinária 

 

“Participar do programa contribuiu para minha formação, pois me deu a oportunidade de ter o contato direto com alguém que é diferente de mim e procurar/estudar formas de acessá-lo e apoiá-lo da melhor maneira possível.” 

-Tutora do curso de Física 

 

“Atuar como tutor nesse período não me trouxe nada de negativo, muito pelo contrário, pois participar efetivamente da formação de um aluno se mostrou algo muito gratificante. E tenho como minha grande conquista durante esse período o fato da minha tutorada ter sido aprovada em todas as matérias de sua grade sem grandes problemas e com aprendizado agregado. Sendo esse o meu segundo período participando da tutoria, devo reconhecer que efetivamente o programa está se transformando a passos largos em direção a obtenção de seu objetivo. Desejo que essa mentalidade que norteia o programa continue sendo exercida.” 

-Tutor do curso de Medicina 

 

“O programa contribuiu de uma forma ímpar para o meu processo de formação, onde tive a oportunidade de aprender sobre a acessibilidade e conhecer a ponto de viramos amigos o meu tutorando, onde consegui aprender bastante com ele e ter novos olhares e sempre em primeiro lugar pensar na acessibilidade tanto de espaços físicos como de relacionados à forma em que as coisas imateriais são colocadas nas situações do cotidiano.” 

-Tutora do curso de Geografia 

 

“O desenvolvimento do programa, tanto no semestre anterior quanto no atual, tem me ajudado muito no desenvolvimento como profissional da área de letras. Hoje consigo me sentir muito mais confortável para entrar em uma sala de aula e ensinar os alunos.” 

-Tutor do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas 

 

“Aprender, entender e refletir sobre as tecnologias assistivas e as mediadas para inclusão de pessoas com autismo/TDAH dentro do ambiente acadêmico e social foi uma grande conquista” 

-Tutor do curso de Comunicação Social 

 

“Dificuldades: auxiliar na preparação para as provas e compreender como o tutorado aprende melhor. Conquistas: encontrei formas de preparar materiais que ajudassem na aprendizagem. Atuar como tutora é muito gratificante para mim e me interesso bastante pela aprendizagem humana. Consegui aprender algumas coisas em libras e pensar criticamente na inclusão.” 

-Tutora do curso de Educação Física 

 

“O cotidiano do tutorado é ao mesmo tempo matéria-prima e instrumento da tutoria. Acredito que a tutoria está tão presente como estratégia de formação que têm alavancado a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem de seus alunos. É nítido que o processo de tutoria deverá respeitar as opiniões dos alunos, e não impor sua visão de mundo como verdade, mas que os alunos tenham abertura para a reflexão e questionamento, levando em conta que o ser ao ser inserido na universidade já traz consigo uma leitura de mundo prévia.” 

-Tutor do curso de Línguas de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua 

 

“Participar do programa esse semestre me agregou muito, o meu tutorado é uma pessoa incrível e trocamos muitas experiências, aprendi muito e ganhei um novo amigo na graduação. Foi uma experiência enriquecedora ter participado desse programa, pois a acessibilidade não é tratada na nossa sociedade com a devida importância, por isso é extremamente importante ter programas como esse, que visam eliminar barreiras e dificuldades do seu público alvo, tornando a Universidade um local mais inclusivo.” 

-Tutora do curso de Direito 

 

“Acredito ter sido extremamente benéfico para ambos esta experiência, de ter me colocado à disposição para apoiar e também para receber apoio. E focando mais no meu papel de tutor, pude colocar em prática conhecimentos adquiridos durante a minha formação, principalmente no âmbito da educação, e creio eu ter crescido enquanto indivíduo também por experienciar uma realidade diferente da minha, me fazendo ver as coisas com outros olhos.” 

-Tutor do curso de Letras - Língua Portuguesa e respectiva Literatura 

 

“A criação do programa viabiliza uma permanência adequada e honrosa dos estudantes na universidade, sendo assim, fico feliz em poder contribuir.” 

-Tutor do curso de Arquitetura e Urbanismo