Instruções pra inscrição no Programa de Tutoria Especial - 1º semestre de 2022

Período de inscrição:  24 de maio de 2022 a 30 de junho de 2022

O Programa de Tutoria Especial – PTE, instituído pela Resolução CEPE nº 10/2007, tem o objetivo de oferecer apoio acadêmico a estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas regularmente matriculados na UnB e cadastrados junto à Diretoria de Acessibilidade – DACES/DAC.

Tutorado - estudante cadastrado e atendido pela Diretoria de Acessibilidade - DACES que está solicitando um (ou mais) tutor(es) para a(s) disciplina(s) cursada(s).

Tutor - estudante que está se candidatando a fornecer apoio acadêmico pedagógico ao estudante com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas (tutorado) através do Programa de Tutoria.

A Tutoria Especial pode ser realizada em duas modalidades:

•  Tutoria Especial Voluntária
  •  Tutoria Especial Remunerada: pagamento em parcela única ao final do semestre no valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais)

Ambas as modalidades conferem ao estudante tutor dois créditos no histórico escolar, que são registrados após a finalização das atividades de tutoria do semestre.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO NO PTE 1º/2022

• Passo 1: Estar cadastrado na DACES/DAC (Tutorial sobre como solicitar cadastro na DACES);

• Passo 2: Ter realizado matrícula nas disciplinas e verificar a necessidade de tutor;

• Passo 3: Encontrar um candidato a tutor. Procurar entre os colegas de turma, pedir ao docente uma indicação, estudantes que já foram monitores da disciplina costumam atuar como tutores especiais, verificar dentre colegas de semestres mais adiantados do curso alguém que tenha interesse em atuar no programa como tutor na disciplina em que haja necessidade e que cumpra os requisitos previstos na Resolução CEPE nº 10/2007, Art.17:

I. estudante regularmente matriculado em disciplina de graduação ou de pós-graduação da Unidade Acadêmica em que houver estudante com necessidades educacionais específicas e que necessite de apoio acadêmico pedagógico;

II. estudante não-matriculado na disciplina em que se encontra um estudante com necessidades educacionais específicas, desde que já tenha cursado a referida disciplina com aprovação;

III. estudante que não tenha nenhuma reprovação no semestre anterior em disciplinas obrigatórias do seu curso;

IV. estudante que não esteja atuando como monitor, mesmo que na modalidade voluntária;

V. estudante que não esteja em condição de risco de desligamento;

VI. nos apoios a estudante em disciplina de final de curso ou de pós-graduação, o candidato a Tutor Especial deve ter, no mínimo, 50% dos créditos do seu curso concluídos.

Atenção!

1. Caso não consiga encontrar um candidato a Tutor Especial (Passo 3), a inscrição poderá ser realizada normalmente, pois há um campo no formulário de inscrição para informar que não possui indicação de tutor, para que a equipe DACES entre em contato com a coordenação do curso e professor da disciplina para conseguirmos uma indicação de estudante para atuar como Tutor.

2. O estudante de pós-graduação pode atuar como Tutor Especial de um colega de pós-graduação ou de um estudante de graduação em disciplina afim com o Programa de Pós-Graduação a que esteja vinculado.

3. O estudante de graduação pode atuar como Tutor Especial de um colega de graduação em disciplina que esteja cursando ou já tenha cursado com aprovação, ou, em casos específicos a serem analisados pela equipe DACES, junto a estudante de pós-graduação.

4. É possível que um estudante atue como tutor especial junto ao tutorado em mais de uma disciplina no semestre, porém é vedada a concessão de créditos em mais de uma disciplina por semestre pela atividade de tutoria especial, portanto, o Tutor Especial fará jus somente a dois créditos, independentemente de oferecer apoio em mais de uma disciplina.

• Passo 4: Realizar a inscrição em conjunto com o tutor (pois serão necessárias as seguintes informações do tutor: nome completo, matrícula, e-mail, CPF e dados bancários) preenchendo formulário disponível no link a seguir:

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE TUTORIA 1/2022

A DACES enviará e-mail ao Tutorado e Tutor Especial para informar sobre a aceitação da inscrição e efetivação da participação no Programa de Tutoria Especial. Todas as comunicações ao longo do semestre relacionadas ao PTE serão feitas através do e-mail informado no formulário de inscrição. Portanto, informem um e-mail válido que acessam com frequência.

INFORMAÇÕES GERAIS

• Os tutores deverão passar por uma formação promovida pela equipe da Diretoria de Acessibilidade com o intuito de instruir, orientar e esclarecer eventuais dúvidas sobre a atuação do tutor no Programa de Tutoria Especial – PTE. O calendário de formação será divulgado após o deferimento das inscrições.
  • Caso haja desistência ou trancamento da disciplina por parte do tutor ou tutorado será necessário enviar e-mail à DACES informando da desistência, para que possamos solicitar os procedimentos de exclusão no sistema. Ressaltamos que, caso haja trancamento de disciplina de uma das partes, a tutoria será tornada sem efeito.
  • Os tutores terão apoio da DACES/DAC de forma a acompanhar o desenvolvimento das atividades de tutoria e poderão recorrer a esta Diretoria para pedir instruções, orientações e esclarecimentos, bem como tirar eventuais dúvidas sobre a atuação do tutor no Programa de Tutoria Especial – PTE.

A equipe da Diretoria de Acessibilidade – DACES encontra-se sempre à disposição para prestar maiores esclarecimentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..